O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) recebeu, nesta quarta-feira (26/02), edição do café literário com a escritora e médica infectologista Marcia Rachid, autora dos livros Sentença de Vida e Vidas Marcadas e fundadora do Grupo Pela Vidda RJ. O encontro, que teve como objetivo promover o debate sobre o combate ao preconceito em relação a pessoas que vivem com HIV, foi mediado pelo subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, pela procuradora de Justiça Patricia Leite Carvão, coordenadora do Núcleo de Atendimento as Vítimas (NAV-MPRJ), e pelo promotor de Justiça e Vice-Diretor do IERBB, Alexandre Couto Joppert.
Durante a conversa, Patricia Carvão destacou a relevância do evento. “É de extrema importância trazer uma profissional tratada como referência no país para abordar um assunto tão importante na sociedade. Propagar a luta contra o preconceito, que traz a chamada morte social do indivíduo, e combater a falta de informações claras sobre o HIV, que ainda mata mais de 10 mil pessoas por ano no Brasil, são compromissos da nossa instituição”, comentou.
No início de sua apresentação, a autora Marcia Rachid apresentou seu livro, que reúne histórias reais coletadas em sua vivência como médica e na atuação em defesa das pessoas com HIV. A obra explora temas como solidariedade, sabedoria e delicadeza e aponta para a defesa da vida e contra o preconceito. Durante o debate, a autora esclareceu dúvidas, conduziu uma roda de conversa e ouviu depoimentos dos participantes, além de compartilhar as lições que adquiriu ao longo de sua carreira.
Por IERBB/MPRJ