Notícias

IERBB/MPRJ apresenta evento Integridade das Provas Digitais

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, na tarde desta quarta-feira (23/10), um evento híbrido acerca das práticas adotadas pelos órgãos de segurança pública para proteger e apresentaras evidências digitais de forma técnica, evitando-se potenciais nulidades. O encontro foi coordenado pelo promotor de Justiça do MPRJ e presidente da Comissão Permanente de Estudos em Direito Digital, Sauvei Lai, e pelo palestrante Leandro Morales, vice-presidente da Associação Nacional de Especialistas em Computação Forense. O evento marcou a importância de uma uniformização na forma de apresentar, proteger e regularizar as diferentes formas de evidências retiradas do meio digital.

O encontro contou com a participação inicial do vice-diretor do IERBB, Alexandre Couto Joppert, que deu boas-vindas aos participantes e expressou o contentamento da Escola de Governo do MPRJ em receber o evento sobre provas digitais. O promotor de Justiça Pedro Borges Mourão foi responsável por apresentar o tema aos participantes e, na ocasião, trouxe uma explicação sobre alguns pontos úteis na regulamentação de provas, além de apresentar análises de casos práticos sobre o tema.

O promotor de Justiça Sauvei Lai fez uma introdução e falou sobre a importância dos avanços jurídicos em relação ao tema. “É muito importante entender os conceitos que validam as evidências digitais para que possamos evoluir em nosso sistema jurídico", disse.  Leandro Morales, perito forense computacional, explicou durante sua palestra os pontos essenciais que devem ser seguidos pelos órgãos públicos, para que se tornem acessíveis algumas provas digitais que antes eram descartadas.

Por MPRJ

IERBB/MPRJ apresenta evento Integridade das Provas Digitais


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE