O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), iniciou, nesta terça-feira (22/10), o curso sobre prevenção e enfrentamento ao assédio e violência laboral. O promotor de Justiça Alexandre Joppert, vice-diretor do IERBB, abriu o evento agradecendo e parabenizando a palestrante.
“Tenho muito contentamento em fazer parte da abertura de um curso que versa sobre uma questão tão importante e tão cara, não só para a nossa instituição, como para toda a sociedade, que é a prevenção e o enfrentamento ao assédio e à violência laboral. Nós temos o privilégio de aprender com uma das maiores autoridades nacionais no debate em questão, a dra. Rose Meire. Eu tenho certeza que teremos, não só na manhã de hoje, mas como nos dois dias seguintes, momentos de muita informação”, ressaltou Joppert.
A palestrante, Rose Meire Cyrillo, é consultora e especialista na área de ouvidoria, integridade e prevenção ao assédio. A profissional trouxe, no primeiro dia de curso, definições teóricas e práticas sobre o assédio sexual e moral no ambiente de trabalho; vídeos para contextualização e reflexão; além de promover debates a partir de bases normativas e jurisprudenciais.
A procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), foi uma das alunas do curso e destacou como os aprendizados serão valiosos para sua coordenadoria. “O curso traz uma enorme colaboração para que possamos construir um ambiente de trabalho mais sadio, empático e seguro. Nesta primeira aula, a professora Rose trouxe significativo conteúdo sobre o assédio moral e sexual, práticas tão nocivas a qualquer ambiente de trabalho. Todo aprendizado aqui adquirido será muito valioso para o desenvolvimento de projetos do núcleo de gênero e da Coordenadoria-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana”, declarou a procuradora.
Por MPRJ