O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciou um marco importante com a nomeação do primeiro grupo de residentes técnicos do programa MPRJ-Residente, coordenado pelo Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ). Nesta etapa inicial, foram nomeados oito residentes técnicos da área de Pedagogia, conforme publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 6 de dezembro, com efeito a partir do dia 9 de dezembro.
Instituída pela Resolução GPGJ nº 2.566, de 2 de fevereiro de 2024, a iniciativa redefine o programa de residência técnica e jurídica, proporcionando uma formação prática e acadêmica inovadora para pós-graduandos em áreas correlatas às funções institucionais. O programa oferece aos participantes a oportunidade de aliar teoria e prática, com atividades supervisionadas que incluem pesquisas, elaboração de documentos técnicos e suporte a projetos institucionais.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, destacou a relevância do programa para o fortalecimento institucional e para a formação de profissionais qualificados. “O MPRJ-Residente é mais do que um programa de formação. Ele reflete nosso compromisso com a excelência, ao integrar acadêmicos às nossas atividades estratégicas e promover a inovação na atuação do Ministério Público. Este é um marco importante para a nossa instituição e para a sociedade que servimos”, afirmou.
Os novos residentes foram alocados em setores estratégicos do MPRJ, como a Gerência de Ensino e Extensão, a Gerência de Pesquisa e Estudos do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, a Secretaria-Geral do Grupo de Apoio Técnico Especializado e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Educação.
Por MPRJ (adaptado por IERBB em 12/12/2024)