Notícias

IERBB promove evento sobre funcionalidade da pessoa idosa residente nas ILPIs

O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, no dia 17/11, o evento “Funcionalidade da Pessoa Idosa Residente nas ILPIs: Aspectos Cognitivos e Funcionais”. A abertura do evento foi feita pelo promotor de Justiça Leandro Navega, Diretor do IERBB; promotora de Justiça Cristiane Branquinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa (CAO Idoso/MPRJ) e por Rubens Guimarães, conselheiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) da 2ª Região.

O conselheiro Rubens Guimarães fez uma breve apresentação referente ao perfil da população idosa que compõe as ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e o papel da fisioterapia e da terapia ocupacional nessas instituições, indicando normativas e cartilhas sobre o tema. Quatro palestrantes também participaram do evento: os terapeutas ocupacionais Bruno Poltronieri e Janaina Santos, e os fisioterapeutas Christiano Barbosa e Cynthia Arcoverde.

O primeiro palestrante, Bruno Poltronieri, expôs de que forma devem ser selecionados testes de rastreio da função cognitiva para pessoas idosas. Ele explicou o que são os testes, o que avaliam e sua utilidade, além de apontar quais os mais utilizados e as limitações que os mesmos encontram.

Logo em seguida, Cynthia Arcoverde dissertou sobre as possibilidades de avaliação para os diferentes perfis de funcionalidade para pessoas idosas. Com o uso de exemplos, a profissional demonstrou as diferenças de perfis entre as pessoas idosas e indicou diferentes escalas, testes e índices para a realização dessa avaliação.

Janaina Santos falou sobre avaliação ambiental, suas barreiras e facilitadores. Inicialmente definindo qual seria o contexto ambiental no qual as pessoas idosas estão inseridas, ela apresentou as dificuldades que este ambiente pode trazer para elas, além de indicar como o terapeuta ocupacional pode contribuir para o seu bem-estar no ambiente.

Por fim, Christiano Barbosa abordou as quedas das pessoas idosas nas ILPIs, e a adoção de medidas preventivas. Durante sua apresentação, foram mostrados ao público os cenários de atenção à pessoa idosa e o panorama de quedas destes indivíduos no Brasil e em outros países. O fisioterapeuta também apresentou as consequências e fatores de risco relacionados às quedas, além dos desafios enfrentados em relação ao assunto.

Após o término das apresentações, um espaço para perguntas foi aberto ao público. Por fim, demonstrou-se de forma prática alguns dos testes cognitivos e físico-funcional, de modo a contextualizar o que foi abordado na teoria junto aos participantes do evento.

Por IERBB/MPRJ em 17/11/2023

IERBB promove evento sobre funcionalidade da pessoa idosa residente nas ILPIs


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE