O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, no dia 27/11, o encerramento do primeiro módulo do programa de capacitação em investigação penal no crime organizado.
O curso foi concebido em parceria com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/RJ), a fim de capacitar os cursistas que atuam na área penal visando ao aprimoramento teórico e prático no que tange ao uso das novas ferramentas e a sua efetividade na persecução penal, para maior eficiência em suas funções.
A última aula foi ministrada pelo servidor do MPRJ, Franqlin Soares dos Santos, que é pós-graduado em Governança de TI e Segurança da Informação pela Universidade Católica de Petrópolis e atua na Divisão Especial de Inteligência Cibernética.
O tema da aula foi o Sistema Cellebrite, um conjunto de ferramentas de análise forense digital que permite a extração de evidências armazenadas em dispositivos eletrônicos, como computadores, celulares e tablets. Durante a aula, o professor explicou como utilizar este sistema, suas funções, vantagens e desvantagens.
O curso teve carga-horária de 10 horas e o público-alvo foram os membros e assessores do MPRJ.
O segundo módulo tem previsão de início para fevereiro do próximo ano.
Por IERBB/MPRJ em 27/11/2023