O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, no dia 20/09, em parceria com a Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH) e com o Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO), o evento “Mitos ou verdades sobre o suicídio - desmistificar para cuidar”, destinado aos membros, servidores, residentes jurídicos e estagiários forenses do MPRJ.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do “setembro amarelo”, mês destinado à prevenção ao suicidio. Estiveram presentes a procuradora de Justiça e coordenadora da COGEPDPH/MPRJ, Patrícia Carvão, o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, a coordenadora do NSO/MPRJ, Maria Eugenia Medeiros e as psicólogas do Núcleo de Saúde, Camila Bahia Lessa e Lucia Delgado.
Ao abrir o evento, Eduardo Lima destacou que saúde é uma responsabilidade do Estado e a importância da discussão acerca da saúde mental deve-se ao aumento da taxa de suicídio, depressão, síndrome de burnout, entre outros transtornos causados pelo esgotamento psicológico.
Já a procuradora de Justiça Patrícia Carvão ressaltou que “o cuidado com a saúde mental é algo muito necessário para que seja assegurado um ambiente de trabalho saudável, que impacta o próprio exercício da atividade laborativa".
Em seguida, as psicólogas do MPRJ mostraram dados do suicídio no Brasil, abordaram a importância da divulgação de informações sobre o tema, e também apresentaram os mitos e verdades relacionados ao assunto. A coordenadora do Núcleo de Saúde Ocupacional, Maria Eugenia Medeiros, tratou ainda da resolução 265, que foi aprovada em julho, e estabelece o cuidado da saúde mental dos integrantes do Ministério Público.
Por IERBB/MPRJ em 20/09/2023