O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), promoveu, nesta segunda-feira (28/08), o curso "Inquirição e Dosimetria da Pena em Crimes contra as Mulheres", ministrado por Thimotie Aragon Heemann, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. O evento foi destinado a membros, servidores, estagiários forenses e residentes jurídicos do MP.
A abertura feita pelo promotor de Justiça e vice-diretor do IERBB/MPRJ, Alexandre Couto Joppert, promoveu uma reflexão sobre a importância de discutir o tema no MP. Em seguida, o promotor Thimotie Heemann demonstrou em sua apresentação como pode ser feita uma maior profissionalização da acusação de crimes contra mulheres; como fazer perguntas corretas e enveredadas para alcançar penas significativamente altas nesse tipo de crime; e, por fim, abordou como os membros do Ministério Público devem insurgir contra perguntas que violem os direitos humanos das mulheres em audiências.
A procuradora de Justiça Carla Araújo, coordenadora do CAO Violência Doméstica e Familiar/MPRJ, também esteve presente e destacou a necessidade de aprimoramento contínuo: “A importância da capacitação constante é essencial no enfrentamento à violência contra a mulher e hoje tivemos a possibilidade de nos aprimorar com a brilhante palestra do colega paranaense”, afirmou ao fim do encontro.
Por MPRJ