O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso, Escola de Governo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, nesta segunda-feira (10/07), reunião aberta ao público do Grupo de Pesquisa sobre a Contenção de Pessoas Idosas como forma de Violação de Direitos Humanos. O encontro teve como tema “Os Mecanismos de Proteção aos Direitos Fundamentais de Pessoas Submetidas a Contenção em Instituições de Acolhimento e Sanitárias”.
A reunião contou com a presença de Cláudia Braga, é doutora em Filosofia pela USP, consultora nacional de saúde Mental da OMS do Brasil, e de Maria Cristina Hoffmann, psicóloga especialista em Saúde Pública, Mestre em gestão de sistemas e serviços de saúde e Consultora para o Envelhecimento Saudável, da OPAS/OMS.
A primeira palestrante, Hoffmann, contextualizou o imaginário social no qual pessoas idosas são vistas como doentes e totalmente dependentes e a forma como isso impacta o tratamento para com essas pessoas nos sistemas de saúde do país. Hoffmann também suscitou o debate sobre temas como direito ao envelhecimento no país, a identificação da pessoa idosa e a forma como a mudança do estilo de vida interfere na rede familiar e de apoio do idoso.
Em seguida, Cláudia Braga abordou o relatório mundial sobre violência e saúde da OMS, as situações de violência que pessoas idosas estão expostas e destacou alguns efeitos negativos da contenção, como: lesão de plexo braquial; lesões isquêmicas, fraturas do esterno, morte por asfixia; incontinência urinária; desabilidades motoras, cognitivas e relacionais; e danos de imobilização.
Ao final, as profissionais levantaram o debate sobre o impacto das questões abordadas na autoestima das pessoas idosas, bem como a falta de reconhecimento delas como indivíduos autônomos e dignos de direitos na sociedade.
O Grupo de Pesquisa foi criado no âmbito da Gerência de Pesquisa e Estudos do IERBB e tem como finalidade a sistematização de material bibliográfico, a elaboração de artigos científicos e propor eventos e atividades que promovam o debate sobre o tema.
Por IERBB/MPRJ em 11/07/2023.