Notícias

IERBB realiza evento sobre impacto do Protocolo de Gênero nas questões de família

O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso, Escola de Governo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, nesta segunda-feira (26/06), o evento com duas especialistas para debater sobre o impacto do Protocolo de Gênero nas questões de família.

Idealizado pela promotora de justiça do MPRJ Ana Gabriela Fernandes Blacker Espozel, que também atuou como mediadora, o evento contou com palestras da advogada Silvia Felipe Marzagão e da promotora de Justiça do MPRJ Eyleen Oliveira Marenco.

A abertura do encontro foi feita pelo Vice-Diretor do IERBB/MPRJ, promotor de Justiça Alexandre Joppert e pela Coordenadora do CAO Cível/Pessoa com Deficiência do MPRJ, promotora de Justiça Carolina Maria Gurgel Senra. Ela apresentou as palestrantes e contextualizou a realização do evento a partir da Recomendação nº 02 do CNMP, deste ano, que estabelece a adoção de medidas para assegurar a atuação ministerial com perspectiva de gênero.

A primeira palestrante, Silvia Marzagão, apresentou inicialmente um panorama dos temas que atravessam as questões familiaristas, como o machismo estrutural, pouca valoração entre a desigualdade de gênero e os vieses machistas na interpretação e aplicação das normas. A advogada destacou, ainda, três pontos de impacto do Protocolo de Gênero sobre as questões de família: alimentos; guarda e convivência; acesso ao patrimônio e eficácia judicial.

Em seguida, a promotora Eyleen abordou a conciliação de duas normativas do CNJ, a Resolução 492/23 (Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero) e a Resolução 125/10 (Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse no âmbito do Poder Judiciário. A palestrante também apresentou dados que evidenciam a desigualdade de gênero no país e destacou a necessidade de ações afirmativas como a do protocolo mencionado. E por fim, a promotora abordou temas como mediação e questões de gênero, violência psicológica e suas consequências.

Por IERBB/MPRJ em 27/06/2023.

IERBB realiza evento sobre impacto do Protocolo de Gênero nas questões de família


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE