O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta sexta-feira (05/05), a aula inaugural da nova turma do curso de pós-graduação em Inteligência Aplicada. O curso é oferecido pelo Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ). A palestra apresentada nesta sexta-feira teve o tema “A atividade de Inteligência como instrumento de eficiência corporativa” e aconteceu de forma presencial na sede do IERBB/MPRJ e de forma online pela plataforma Teams.
A aula foi ministrada por três palestrantes: José Ramos da Silva Junior, coronel PM, subsecretário de inteligência da Secretaria de Estado da Polícia Militar; Pedro Aramis de Lima Arruda, coronel reformado do Exército Brasileiro, ex-gerente de segurança da Petrobras, no Brasil e no exterior; e Jorge Luiz dos Santos Alves, coordenador de produção de Inteligência da Superintendência Estadual do Rio de Janeiro da Agência Brasileira de Inteligência. Os oradores explicaram mais sobre o assunto e mostraram os benefícios da atividade de inteligência para o cotidiano e a eficiência corporativa.
O promotor de Justiça e coordenador da pós de Inteligência Aplicada, Alexander Véras, estava presente e relembrou a importância do encontro no Ministério Público. “O evento foi excelente, sobretudo diante do brilhantismo dos nossos palestrantes, que trouxeram peculiaridades da Atividade de Inteligência em recortes muito específicos, a Inteligência Competitiva, Policial e de Estado. O evento inaugural reforça o papel do MPRJ como importante ator no contexto da Inteligência brasileira, protagonismo que vem sendo consolidado ao longo dos anos, com destaque na formação, em nível de especialização lato sensu, dos integrantes dos Sistema de Inteligência. Plenos de orgulho, mas conscientes do tamanho da responsabilidade, ainda mais quando consideradas as indicações de alunos de instituições governamentais variadas e de unidades federativas distintas, que enxergam o MP como um verdadeiro parceiro e respeitável referência", disse o promotor.
Por MPRJ