O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) realizou, nesta sexta feira (08/11), workshop voltado para o atendimento de vítimas nas Promotorias de Justiça. O evento contou com a presença de Alexandre Joppert, promotor de Justiça e vice-diretor do IERBB, com palestra ministrada por Patrícia Glioche, procuradora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Promoção dos Direitos das Vítimas, além de representantes de órgãos centrais do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Durante o seminário, foi destacado o trabalho realizado pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas do MPRJ (NAV/MPRJ), pela Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEDPH) e pela Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Vítimas (CDV/MPRJ). Esses órgãos têm atuado conjuntamente para garantir assistência integral a vítimas, com um olhar humanizado e especializado sobre as necessidades de cada caso. Durante o workshop, os presentes compartilharam experiências vividas em áreas distintas, sugeriram pontos para a melhora do atendimento às vítimas nas Promotorias de Justiça e debateram questões sobre o atendimento de vítimas.
Alexandre Joppert enfatizou a importância de uma abordagem que respeite a dignidade e os direitos das vítimas, destacando o compromisso das Promotorias de Justiça com a criação de políticas de suporte e proteção. Patrícia Glioche, por sua vez, falou sobre o papel da Coordenadoria na articulação de políticas públicas e em ações interinstitucionais que assegurem o acolhimento e o suporte a vítimas em situação de vulnerabilidade.
O encontro reforçou o compromisso do MPRJ com a promoção dos Direitos Humanos, em especial com a criação de redes de apoio para vítimas de violência e outros tipos de violações, marcando mais um passo para fortalecer a justiça social e a proteção dos cidadãos no estado.
Por MPRJ