Novos servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciaram, nesta segunda-feira (24/04), o curso de ambientação da Diretoria de Recursos Humanos (DRH/MPRJ), promovido pelo Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ). O curso tem duração de quatro dias e como objetivo apresentar a estrutura organizacional do MP, as áreas de atuação na atividade-fim e meio, sistemas e demais instrumentos de trabalho, numa perspectiva sistemática e alinhada aos objetivos estratégicos da instituição.
Aprovados no certame de 2019, dois analistas e 11 técnicos administrativos foram recebidos pelo secretário-geral do MPRJ, promotor de Justiça Roberto Goes Vieira, e pelo subcoordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, promotor de Justiça Alexandre Couto Joppert.
“Vocês estão ingressando no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, instituição de vanguarda, que tem como missão a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. A partir de hoje, vocês integram esta instituição que luta incansavelmente para que seus serviços sejam relevantes e eficientes, buscando melhorar a vida das pessoas. Nós temos por vocação servir à sociedade fluminense e o Ministério Público disponibiliza ferramentas e o apoio logístico necessário para aqueles que desejam servir”, disse o secretário-geral do MPRJ, Roberto Goes, após parabenizar e desejar boas-vindas aos aprovados.
Alexandre Joppert deu as boas-vindas aos novos servidores e ressaltou a importância dos cursos oferecidos pela escola de governo. Joppert ressaltou que aprender é sempre um exercício diário, e que conhecimento e informação são peças fundamentais no processo de crescimento profissional. “Não é na aprovação que se exaure a obrigação de atualização e de albergar conhecimentos na sua trajetória. A aprovação é um pontapé inicial e a nossa escola de governo está aqui para ajudá-los a trilhar uma trajetória de sucesso profissional”, disse o subcoordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.
Na sequência, a servidora da Gerência de Desenvolvimento Profissão (GDP/DRH), Bianca Toledo Trufelli, abordou o tema “Desenvolvimento profissional do servidor do MPRJ”. Gerente da GPBS Raphael Isiglio Pereira falou sobre “Direitos e benefícios do servidor do MPRJ”. Ao final do primeiro dia de ambientação, os novos servidores assinaram o termo de posse. Parte das atividades do curso está disponível na plataforma EAD do IERBB.
O certame foi realizado em 2019, teve 43.032 inscritos e foi prorrogado até 22/05/2024.
Por MPRJ