Notícias

IERBB/MPRJ promove evento com o tema Loucura, Crime e Responsabilidade Penal

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do CAO Cível e Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência/ MPRJ e o CAO Criminal/ MPRJ e do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, na tarde desta sexta-feira (04/10), a palestra "Loucura, Crime e Responsabilidade Penal". O evento, destinado a membros e servidores efetivos, foi realizado em razão da demanda de Colegas de diversas áreas por esclarecimentos acerca dos transtornos de personalidade, psicopatias/sociopatias e transtornos mentais, na perspectiva tanto do tratamento quanto da responsabilização criminal.

Além disso, considerando a Resolução 487 do CNJ, muitas dúvidas surgiram com relação a desinstitucionalização dos hospitais de custódia, que foram abordadas pelos palestrantes, ambos com experiência reconhecida nesse processo de desinstitucionalização. A palestra foi comandada por Marcos Argolo, psiquiatra do NATEM e ex Diretor de Hospital de Custódia, com vasta experiência em Saúde Mental, e por Kátia Mecler, Doutora em psiquiatria pela UFRJ, primeira mulher diretora do Instituto de Perícias do Heitor Carrilho e autora do Livro "Psicopatas do Cotidiano".

Ambos reforçaram, entre outros temas, a importância de se distinguir os diferentes quadros mentais e enfatizar a abordagem necessária sobre saúde mental, prática relevante exercida pelo MPRJ. Durante o evento, os especialistas apresentaram estatísticas, estudos e outros conhecimentos obtidos durante a carreira na medicina psiquiátrica que reforçam a preocupação dos órgãos competentes com a manutenção do bem-estar e da saúde mental.

Entre os participantes na modalidade presencial estavam os promotores de Justiça Carolina Maria Senra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e Pessoa com Deficiência (CAO Cível Pdef/MPRJ), Renata Scharfstein, subcoordenadora do CAO Cível/MPRJ, Leandro Navega, diretor do IERBB/MPRJ, Tiago Joffily, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, Daniele Jardim, titular da Promotoria de Juri de São Gonçalo e Luciana de Souza Carvalho, titular da Promotoria de Família de Santa Cruz e integrante da FT Desinst, além da equipe técnica do NATEM.

Por MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do CAO Cível e Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência/ MPRJ e o CAO Criminal/ MPRJ e do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, na tarde desta sexta-feira (04/10), a palestra "Loucura, Crime e Responsabilidade Penal".  O evento, destinado a membros e servidores efetivos, foi realizado em razão da demanda de Colegas de diversas áreas por esclarecimentos acerca dos transtornos de personalidade, psicopatias/sociopatias e transtornos mentais, na perspectiva tanto do tratamento quanto da responsabilização criminal.  Além disso, considerando a Resolução 487 do CNJ, muitas dúvidas surgiram com relação a desinstitucionalização dos hospitais de custódia, que foram abordadas pelos palestrantes, ambos com experiência reconhecida nesse processo de desinstitucionalização.  A palestra foi comandada por Marcos Argolo, psiquiatra do NATEM e ex Diretor de Hospital de Custódia, com vasta experiência em Saúde Mental, e por Kátia Mecler, Doutora em psiquiatria pela UFRJ,  primeira mulher diretora do Instituto de Perícias do Heitor Carrilho e autora do Livro "Psicopatas do Cotidiano".  Ambos reforçaram, entre outros temas, a importância de se distinguir os diferentes quadros mentais e enfatizar a abordagem necessária sobre saúde mental, prática relevante exercida pelo MPRJ. Durante o evento, os especialistas apresentaram estatísticas, estudos e outros conhecimentos obtidos durante a carreira na medicina psiquiátrica que reforçam a preocupação dos órgãos competentes com a manutenção do bem-estar e da saúde mental.  Entre os participantes na modalidade presencial estavam os promotores de Justiça Carolina Maria Senra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e Pessoa com Deficiência (CAO Cível Pdef/MPRJ), Renata Scharfstein, subcoordenadora do CAO Cível/MPRJ, Leandro Navega, diretor do IERBB/MPRJ, Tiago Joffily, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, Daniele Jardim, titular da Promotoria de Juri de São Gonçalo e Luciana  de Souza Carvalho, titular da Promotoria de Família de Santa Cruz  e integrante da FT Desinst, além da equipe técnica do NATEM.  Por MPRJ


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE