O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) realizou nesta terça-feira (01/10), com transmissão ao vivo pelo Teams, palestra com o gerente de análise contábil do MPSC, Douglas da Silveira e com o chefe do Setor de Auditoria do Terceiro Setor daquele MP, Rafael Bertemes Silva. O evento teve como objetivo tratar da padronização na fiscalização da prestação de contas das fundações privadas sem fins lucrativos.
O primeiro palestrante, Douglas da Silveira, iniciou sua apresentação apresentando a estrutura do setor de análise contábil do ministério público catarinense e indicou os eixos em torno dos quais giram os trabalhos recorrentes empreendidos pelo setor, como evolução patrimonial, superfaturamentos, pagamento indevido de verbas remuneratórias, entre outras. Apresentou, ainda, o histórico de velamento de fundações no MPSC.
Na sequência, o palestrante Rafael Bertemes Silva apresentou um panorama das fundações veladas pelo MPSC e um histórico das ferramentas para análise de prestação de contas, indicando que de 2013 até os dias atuais a ferramenta utilizada é a Autoaudit. Por fim, mostrou os tipos de irregularidades e sua palestra foi seguida de debates a partir de perguntas dos participantes com mediação da assessora contábil da Promotoria de Justiça de Fundações Vivian de Souza Pereira.
Por IERBB/MPRJ em 02/10/2024.