O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) deu início, nesta quinta-feira (20/04), ao curso “Violência Contra a Mulher”, coordenado pela procuradora de Justiça Carla Araújo, que está à frente do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar do MPRJ.
A aula que inaugurou o curso teve como tema “Violência de Gênero”, ministrada pela advogada Alice Bianchini, que é doutora em Direito Penal e vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica.
A docente abordou tópicos como “perspectiva de gênero”, o protocolo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para julgamento (Recomendação 02 de 22/03) e o Protocolo para Atuação Ética e Profissional de Advogadas Vítimas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), entre outros.
Além de Carla Araújo, a aula de abertura contou, ainda, com a participação do Diretor do IERBB/MPRJ, promotor de Justiça Leandro Navega.
No próximo encontro, dia 27/04, os mais de 150 inscritos, entre público interno e externo, terão aula sobre o movimento “Me Too” no Brasil e Feminicídio com Marina Ganzarolli e Eugênia Nogueira Villa.
O curso é transmitido ao vivo pelo Teams e vai até o dia 01/06, totalizando 12 horas de carga-horária.
Por IERBB/MPRJ em 20/04/2023