Foi realizada, nesta segunda-feira (16/09), a última aula do módulo III do curso “Programa de Capacitação em Investigação Penal no Crime Organizado”, promovido pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), em parceria com o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ). Com o tema “Investigação Patrimonial e Gabinete de Recuperação de Ativos”, a aula foi ministrada pela delegada da Polícia Civil Renata Montenegro.
Idealizador do curso e coordenador do GAECO/MPRJ, o promotor de Justiça Fabio Corrêa abriu o encontro agradecendo a presença de todos e apresentando a delegada, coordenadora do Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) desde 2020. Ela explicou o trabalho do gabinete e de que forma são feitas as investigações.
“A recuperação de ativos é uma expressão ampla, que abrange várias etapas, como identificação, apreensão, administração, alienação e destinação. Essa é uma ferramenta muito eficiente no combate ao crime organizado. O Gabinete de Recuperação de Ativos existe desde 2019 e funciona como assessoramento, faz todo o planejamento estratégico e operacional nessa temática da recuperação de ativos dentro da Polícia Civil”, ressaltou Renata Montenegro.
“Depois de muito caminhar nessa parte de investigação em relação ao crime organizado, começamos a perceber que só o encarceramento não vai resolver, e é preciso lançar mão de outras ferramentas e outras formas de se tentar reduzir ou pelo menos dificultar a vida das organizações criminosas. Temos enfrentado ao longo do tempo vários desafios, no âmbito das investigações financeiras, entre eles a gestão dos ativos recuperados e o desenvolvimento de ferramentas adequadas para cada vez mais serem úteis no sentido de otimizar a nossa atividade”, afirmou Fabio Corrêa.
O diretor do IERBB/MPRJ, Leandro Navega, também participou do encontro. O módulo IV, que se chamará “Milícias, Facções, Criminosas e Máfias”, já tem datas definidas. No dia 18/10, o tema será “Enfrentamento à Atuação da Organização Criminosa do PCC”; no dia 11/11 a aula será sobre “Milícias, Facções e Máfias Dinâmicas e suas Atividades” e, por fim, no dia 09/12 o tema “Inteligência Prisional e Facções Criminosas Atuantes no Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro”.
Por MPRJ