Notícias

MPRJ encerra curso de práticas restaurativas em ambiente escolar

A Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), com o apoio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ), e em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ), realizou, na terça-feira (03/09), o encerramento do curso "Práticas Restaurativas: soluções consensuais em ambiente escolar", destinado aos profissionais da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ).

No período da manhã, os servidores do CEMEAR/MPRJ Ana Luiza Gama, Bruno Chadud e Esley Cardoso, realizaram dinâmicas com o propósito de fazer com que os profissionais refletissem sobre o aprendizado dado durante o curso, para, consequentemente, operacionalizar os conceitos de justiça restaurativa e mediação de conflitos no contexto profissional de cada um.

Durante a tarde, a promotora e coordenadora da CEMEAR, Roberta Rosa mediou diversas palestras sobre o tema "Bullying e violências no ambiente escolar", discussão abordada durante o curso. Os painéis contaram com a presença do promotor e coordenador do CAO Educação, André Navega, da promotora Claudia Canto Condack, que evidenciou o papel do MP no enfrentamento à violência nas escolas, e dos professores Thiago Colmenero e Emanuele Souza Marques, que aprofundaram o debate sobre as práticas familiares e complexas em que o bullying está inserido.

Roberta Rosa destacou a importância do evento afirmando: "É de extrema importância que, cada vez mais, as pessoas conheçam não só o Ministério Público que atua de forma jurídica, mas o Ministério Público que constrói junto à sociedade, aponta possibilidades e dialoga com os interesses do povo" . O doutor André Navega acrescentou a afirmação anterior, evidenciando: "A instituição passa por um momento de aperfeiçoamento das políticas públicas para que cada vez mais pessoas enxerguem o MPRJ como um representante. O curso e os painéis debatidos são exemplos concretos dessa modernização".

Os educadores receberam, ao final do evento "Bullying e violências no ambiente escolar", um certificado de conclusão do curso após um dia de encerramento dinâmico, pautado em debates científicos acerca do tema do evento com o objetivo de capacitar os profissionais da educação para construção do conhecimento sobre as práticas restaurativas nas unidades escolares.

Por MPRJ

MPRJ encerra curso de práticas restaurativas em ambiente escolar


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE