Notícias

IERBB/MPRJ oferece oficina sobre o papel de mulheres negras na literatura brasileira

O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso, Escola de Governo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, realizou nesta quarta-feira (28/08) a aula inaugural de oficina dedicada ao estudo da literatura produzida por mulheres negras no Brasil. O curso tem carga-horária de 15 horas e é voltado para membros e servidores do MPRJ, com aulas ministradas por Roberta Celli Moreira de Araujo, que é membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB e mestre em Direito.

Na primeira aula da oficina, a facilitadora abordou o tema da escravidão sob a perspectiva da obra de Maria Firmina dos Reis, mulher negra maranhense que viveu no século XIX , autora da obra entilulada “Úrsula”, objeto de estudo na aula. O texto foi publicado originalmente em 1859 e é considerado o primeiro texto abolicionista brasileiro. “ Ursula inaugura a voz de personagens negras na literatura”, explica Roberta Araújo.

‌O curso vai até 29/10 com aulas transmitidas via Microsoft Teams. Coordenada pela Procuradora de Justiça Patrícia Carvão, que está à frente da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH), a iniciativa visa promover junto aos profissionais da área jurídica uma visão crítica de e bem fundamentada sobre questões relacionadas a classe, gênero e raça.

‌Por IERBB/MPRJ em 28/08/2024

IERBB/MPRJ oferece oficina sobre o papel de mulheres negras na literatura brasileira


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE