O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), em parceria com o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ), realizou, nesta segunda-feira (12/08), a penúltima aula do módulo III do curso “Programa de Capacitação em Investigação Penal no Crime Organizado”. Destinada aos membros e servidores da instituição, a aula foi apresentada de forma on-line.
Idealizador do curso e coordenador do GAECO/MPRJ, o promotor de Justiça Fabio Corrêa ressaltou a importância do tema – “Investigação Resolutiva” – na abertura do encontro. “A capacitação para atuar de forma resolutiva nas investigações do GAECO/MPRJ, que tem por objeto a defesa do patrimônio público, está em sintonia com as metas do CNMP e busca a máxima efetividade na proteção e na concretização dos direitos fundamentais”, disse.
Esta etapa do curso contou com a palestra do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Henrique da Rosa Ziesemer, doutor em Ciência Jurídica, que abordou a resolutividade; a Lei Anticorrupção; a necessidade de um pensamento interdisciplinar e uma nova atuação dos Ministérios Públicos.
“Sempre que me perguntam qual é a função do promotor de Justiça, eu digo de uma forma bem singela: a função do promotor é melhorar a vida da sociedade, melhorar a vida do povo. Então, as nossas ferramentas, as nossas atuações, elas se dirigem para a sociedade. Deve-se buscar compreender como os profissionais jurídicos decidem atuar em seu meio. Logo, a nossa ideia é apresentar novas perspectivas e formas de atuação do MP para maior resolutividade e eficiência em sua atividade finalista”, afirmou o promotor Ziesemer.
A última aula do curso acontecerá no dia 16 de setembro, e terá como tema a “Investigação Patrimonial e Gabinete de Recuperação de Ativos”, sendo ministrada pela delegada de Polícia Renata Silva Montenegro.
Por IERBB/MPRJ em 12/08/2024
O evento foi aberto pela promotora de Justiça Roberta Rosa, coordenadora do projeto e de Direitos Humanos e Minorias (CDHM/MPRJ). Em seguida, essa primeira aula foi marcada pela formação de uma roda de conversa, entre mediadores e inscritos. Sob o tema “Comunicação assertiva”, o assunto foi dividido entre os seguintes tópicos: Fundamentos – Quais são; Fundamentos: Observação; O que é observar; Observação x julgamento; Percebendo a Intenção; e Exemplos e práticas.
Voltado para membros e servidores do MPRJ, o curso, composto por quatro aulas, é aplicado em modalidade presencial, e vai até o dia 05/09.
Por IERBB/MPRJ em 08/08/2024