O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio de uma parceria entre o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) e o Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), finalizou, nesta quinta-feira (15/08), o curso “Plataforma de Descrição, Acesso e Difusão Access to Memory – AtoM - ”, destinado a membros, servidores, terceirizados, estagiários e público externo.
O curso foi desenhado para capacitar alunos para a descrição e difusão da documentação na plataforma AtoM, proporcionando o acesso ao patrimônio documental arquivístico. Durante as aulas, o professor Deivson Sabadini auxiliou os alunos em todos os módulos presentes no curso, com destaque ao último dia de aulas, no qual foram apresentados os níveis de acesso dentro da plataforma, realização e estruturação hierárquicas das descrições, conforme Plano de Classificação de Documentos ou Quadro de Arranjo.
A plataforma de acesso e difusão de acervo AtoM, acrônimo para Access to Memory, foi criada por intermédio de um investimento da UNESCO direcionado ao Conselho Internacional de Arquivos (CIA). O objetivo inicial era viabilizar "um guia on-line para gerenciar informações relacionadas a violações de direitos humanos". O acesso ao acervo do CDM/MPRJ para consulta e pesquisa pela internet foi implantado na plataforma digital AtoM. A divulgação dessas informações de caráter histórico faz parte do projeto Gestão de Acervo Documental e está em fase de execução, através das etapas do processo técnico arquivístico: os documentos passam pelos procedimentos de higienização, identificação, classificação, ordenação, numeração, descrição, indexação, digitalização e acondicionamento.
Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de participação referente aos conhecimentos obtidos sobre a plataforma, utilizada pelo CDM/MPRJ desde 2020.