O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) encerrou, nesta sexta-feira (26/07), o curso "Técnicas Elementares de Práticas Restaurativas e Mediação de Conflitos". O programa, destinado à capacitação de agentes das Guardas Municipais do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Tanguá, teve sua cerimônia de encerramento e última aula realizadas no mesmo dia. A programação começou com uma palestra do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), que abordou a legalidade no contexto escolar, especialmente em relação a grupos minoritários e a crianças e adolescentes. Em seguida, foi realizada a solenidade de encerramento.
A mesa de encerramento foi composta pelos promotores de Justiça Atila Pereira de Souza, coordenador do CAO Criminal/MPRJ e representante oficial do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos; Roberta Rosa, coordenadora do curso; e Alexandre Couto Joppert, vice-diretor do IERBB/MPRJ. Também participaram os secretários de ordem pública do Rio de Janeiro e São Gonçalo, Brenno Carnevale e Anaelson Bonfim; os comandantes das Guardas Municipais de São Gonçalo e Itanguá, Wesley Lopes e Ewerton Mendes; o coordenador de Operações e Atividades Especiais da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e representante da instituição, Ailton Ramos de Souza; e a professora Izabel Cristina de Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio).
Roberta Rosa destacou a importância do evento afirmando: "Temos esses encontros presenciais, mas não é fácil realizá-los, seja por deslocamento, seja pelo impacto que trazem pela rotina de trabalho. Mas queremos ter esse momento aqui para demonstrar o quanto as nossas instituições estão engajadas e compreendem como é importante termos condições de apresentar o melhor trabalho possível e, ao término da formação, fazer o reconhecimento desse trabalho", disse.
Após a abertura, os guardas municipais foram chamados nominalmente para receber seus certificados das mãos dos integrantes da mesa, com registros fotográficos individuais de cada entrega.
Por IERBB/MPRJ em 26/07/2024