Notícias

IERBB realiza segunda reunião aberta da Comissão Permanente de Estudos em Direito Digital

O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, nesta segunda-feira (01/07), a reunião da Comissão Permanente de Estudos em Direito Digital para discutir sobre os princípios e bens jurídicos no Direito Penal Informático.

O promotor de justiça e diretor do IERBB, Leandro Navega, iniciou a reunião citando sobre o novo modelo de trabalho que está sendo instituído, com formação de comissões temáticas de estudos em determinadas disciplinas.

Em seguida, Sauvei Lai, promotor de justiça, mestre em Direito, professor e autor de obras jurídicas, contextualizou sobre o tema, abordando o princípio da presunção tecnológica (à luz da presunção de inocência), o princípio do mosaico, o conceito de bem jurídico e como tudo isso funciona no Direito Penal Informático.

Dando continuidade, o promotor de justiça Pedro Borges Mourão, promotor de justiça, mestre em Direito, professor e autor, ressaltou a importância de construir uma linguagem entre as ciências jurídicas e a computação para uma melhor compreensão da simbiose entre Direito e Tecnologia.

Ao longo do evento, Pedro abordou sobre o princípio da vedação da proteção deficiente, o princípio da subsidiariedade das provas atípicas, o bem jurídico informático e a relativização dos elementos informáticos dentro do Direito.

Por fim, o professor respondeu às perguntas dos participantes, esclarecendo suas dúvidas por meio de demonstrações práticas sobre como manipular arquivos de forma segura.

Por IERBB/MPRJ em 01/07/2024

IERBB realiza segunda reunião aberta da Comissão Permanente de Estudos em Direito Digital


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE