O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) promoveu, nesta sexta-feira (17/05). a primeira edição do Cine Debate “Noite e dia – Lima Barreto, obra e vida”, marcando a exibição do longa-metragem homônimo, dirigido por Rodrigo Grota.
Aberto pelos procuradores de Justiça Eduardo Lima Neto e Patricia Carvão, o evento contou com a participação do professor André Dias, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor do livro “Lima Barreto e Dostoiévski: vozes dissonantes”, e integrante do filme, o professor antecedeu a exibição, dissertando sobre a importância do literato enquanto intelectual moderno e cidadão negro, residente no subúrbio carioca do século XX.
Narrando a trajetória de um dos maiores nomes da literatura brasileira, o documentário expõe aspectos como a vida social da então capital federal, além dos impiedosos procedimentos que, na época, eram aplicados nos hospícios, por meio das internações psiquiátricas sofridas por Lima Barreto. Realizado na modalidade híbrida, o Cine Debate, que faz parte do Projeto Saúde Mental no MPRJ, foi encerrado pela interação entre os inscritos e o professor André Dias que, atendendo à plateia, sanou dúvidas sobre a obra e a vida de Lima Barreto.
Por IERBB/MPRJ em 17/05/2024