O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) deu início, nesta quinta-feira (16/05), ao segundo módulo do curso "Introdução à Justiça Restaurativa". Coordenado pela promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro, coordenadora da CEMEAR/MPRJ, o curso é ministrado pelos servidores Ana Luiza Gama, especialista em Práticas Restaurativas; e Esley Santos Cardoso, mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos.
Voltado ao público interno do MPRJ e também ao público externo, o encontro abordou os primeiros conceitos da Justiça Restaurativa (JR) - por meio da contextualização e dos aspectos institucionais. Também foi apresentada a trilha de aprendizagem do curso e o conceito de "cosmovisão".
“Nosso objetivo é buscar o entendimento e difundir como as práticas restaurativas funcionam", explicou Esley Cardoso aos alunos presentes via ferramenta TEAMS. "O conceito de JR não é fechado, o que pode causar desconforto em algumas pessoas. Existe uma multiplicidade de visões sobre o que é, e como se atua, sempre com princípios e bases que precisam fazer sentido. Mas é difícil colocar numa caixinha", reforçou Ana Luiza Gama.
O curso terá um total de sete encontros. A última aula, que será realizada em 28 de junho, será presencial com capacidade para 35 inscritos.
Por IERBB/MPRJ em 16/05/2024