Notícias

IERBB realiza evento Justiça multiportas e suas repercussões no Processo Civil brasileiro

O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, na tarde desta sexta-feira (22/03), o evento, em modalidade remota, intitulado Justiça multiportas e suas repercussões no Processo Civil brasileiro. Idealizado com base no conceito norte-americano “Justiça Multiportas”, apresentado em 1976, pelo professor Frank Sander. O encontro explorou tal premissa, ressignificando-a, por meio da realidade comum, ao Processo Civil brasileiro.

Assim, com esteio nos conceitos fundamentais de problema jurídico, justiça, portas de acesso à justiça e modos de solução de problemas jurídicos, foram debatidas premissas apoiadas na constatação de que, atualmente, o sistema de justiça brasileiro é formado por múltiplas portas de acesso (e não só o Judiciário), as quais devem se apresentar como adequadas para a resolução dos problemas jurídicos e concretos da população.

Aberto pelo vice-diretor do IERBB/MPRJ, promotor de justiça Alexandre Couto Joppert, o encontro contou com a participação dos promotores de Justiça Robson Godinho e Bruno Cavaco, cabendo ao professor Fredie Didier Jr. a realização da palestra principal do evento. Os palestrantes atenderam, ainda, aos questionamentos pontuados, via chat, pelos que assistiram ao evento. O evento marcou também o lançamento do livro, recém-publicado, “Introdução à Justiça Multiportas”, de autoria do doutor e mestre em Direito (UFBA) Leandro Fernandez e Fredie Didier Jr.

A íntegra do evento pode ser assistida no Youtube do IERBB/MPRJ, clicando AQUI.

Por IERBB/MPRJ em 22/03/2024

IERBB realiza evento Justiça multiportas e suas repercussões no Processo Civil brasileiro


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE