O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ), em parceria com a Caixa de Assistência do MPRJ (CAMPERJ), com a Subprocuradoria-Geral de Justiça de Administração (SUBADM/MPRJ) e com a Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), realizou, na manhã de quarta-feira (13/03), palestra sobre Saúde Mental com o medalhista olímpico Thiago Pereira e o psiquiatra Ervin Cotrik. O evento, realizado das 10h às 12h30 no auditório do edifício-sede do MPRJ, foi uma iniciativa do projeto “Saúde Mental no MPRJ”, que visa a promover a desmistificação dos transtornos mentais através da psicoeducação.
O subprocurador-geral de Justiça de Administração e presidente da Caixa de Assistência do MPRJ (CAMPERJ), Eduardo Lima Neto, abriu o evento apresentando o Dr. Ervin Cotrik e os dados do projeto “Saúde Mental no MPRJ”, realizado junto à CAMPERJ e veiculado nas redes sociais do MPRJ desde outubro.
Antes de Thiago e Ervin iniciarem a palestra, o procurador-geral de Justiça do MPRJ, Luciano Mattos, explicou a importância da atuação do MPRJ no tema. “É um tema que preocupa e deve ser agenda prioritária do Ministério Público. Esse assunto foi levado por mim a uma reunião do Conselho Nacional dos Procuradores de Justiça (CNPG), em 2021. Ali, com a concordância de outros procuradores-gerais de Justiça, o tema foi destacado como prioridade. A partir daí, fomos desenvolvendo o trabalho nessa área até surgir o projeto ‘Saúde Mental no MPRJ’“, contou Luciano Mattos.
A palestra em conjunto entre Ervin e Thiago iniciou-se com a apresentação de alguns dados sobre o panorama brasileiro na temática da saúde mental e seguiu com explicação sobre como identificar sinais e características de alguns transtornos. O ex-nadador Thiago Pereira, por outro lado, falou sobre os desafios enfrentados na carreira e deu seu relato pessoal sobre como o acompanhamento com um profissional de saúde mental foi fundamental para que superasse o transtorno de ansiedade decorrente da alta pressão psicológica do esporte de alto rendimento.
Além de Thiago Pereira, Ervin Cotrik, Luciano Mattos e Eduardo Lima Neto, participaram do evento, como integrantes da mesa de abertura, a coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), procuradora de Justiça Patrícia Carvão; o promotor de Justiça e vice-diretor do IERBB, Alexandre Couto Joppert; a procuradora de Justiça e coordenadora do CAO Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher/MPRJ, Carla Araújo; e a médica Maria Eugênia de Mattos, integrante do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/MPRJ).
Por IERBB/MPRJ em 13/03/2024