O Instituto de Educação Roberto Bernardes Marinho do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, na terça-feira (23/01), o evento Padronização na Fiscalização da Prestação de Contas das Fundações Privadas sem Fins Lucrativos. O encontro foi realizado de forma online e foi destinado às equipes técnicas dos Ministérios Públicos Estaduais que prestam auxílio aos promotores de Justiça de Fundações.
O assessor contábil da Procuradoria de Fundações do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) Gabriel Filber Ribas fez uma introdução sobrea a gestão e análise da prestação de contas anuais das fundações e apresentou a Procuradoria das Fundações sinalizando quais os tipos de instituições o MPRS atende.
O palestrante mostrou alguns procedimentos usados na contabilidade e análises das fundações por meio de aplicativos como o Sistema Thoth, um projeto que permite a troca de documentos com a procuradoria de fundações em meio virtual, o qual elimina a emissão de documentos físicos, melhora a comunicação e desburocratiza o processo. Ao final, os integrantes dos diferentes MPs trocaram experiências e informações dos respectivos setores de prestação de contas das instituições de cada estado.
Por MPRJ