O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) promoveu, no dia 04/12, o evento “A segurança da informação e o Ministério Público” em parceria com o Comitê Estratégico de Proteção de Dados Pessoais (CEPDAP). O evento foi concebido com o intuito de reunir profissionais, especialistas e interessados no Ministério Público para discutir e difundir a importância da segurança da informação dentro da instituição.
A abertura do evento foi feita pelo promotor de Justiça e Vice-Diretor do IERBB, Alexandre Joppert, que agradeceu a presença de todos os palestrantes e público presente, passando a palavra ao encarregado de dados do MPRJ, procurador de Justiça Guilherme Magalhães Martins. O procurador pontuou como o MP está se adequando às questões de proteção de dados e constantemente promovendo debates sobre o assunto.
Em seguida, o palestrante Domingo Montanaro, que é perito em TI e cofundador da Ventura Enterprise Risk Management, falou sobre suas vivências na área e abordou casos famosos como o ataque cibernético sofrido pela companhia Colonial Pipeline, que além de afetar a infraestrutura dos computadores da empresa, interferiu na distribuição e no transporte da gasolina, o que mostra a importância da segurança de dados.
O segundo palestrante, Rodrigo Azevedo formado em Direito Digital e Propriedade Intelectual, abordou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as crises digitais, os papéis que geralmente são atribuídos ao gestor de crises, o kit de ferramentas desse tipo de gestor e citou casos práticos, como o vazamento de dados do site de namoro “Ashley Madison”.
Ao fim, Rodrigo Lopes, cofundador e CEO da Forward Computers e engenheiro especialista em Segurança da Informação e Privacidade, relatou sobre o cenário atual na visão do tomador de decisão em questões corporativas. Ao longo de sua palestra, discutiu a diferença entre segurança da informação, segurança cibernética e privacidade e proteção de dados, explicou quem é responsável por cada uma delas dentro de uma instituição e como a proteção de dados acontece na prática, ressaltando a importância de capacitar os funcionários da organização.
Por IERBB/MPRJ em 01/12/2023