O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, no dia 14/11, em parceria com o Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO), o evento "Diabetes Azul - Educar para Prevenir". O encontro teve como objetivo fomentar o debate sobre o diabetes, em razão do mês da prevenção a esta doença.
A abertura do evento foi feita pela procuradora de Justiça Patrícia Carvão, que é coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana do MPRJ. Durante sua fala, destacou a importância do debate sobre este tema e incentivou a reflexão sobre o cuidado com a saúde.
Em seguida, Alessandra Matheus, médica do Núcleo de Saúde Ocupacional e professora de Endocrinologia na UERJ, explicou o que é diabetes, seus tipos, pré-diabetes e diabetes gestacional, quais são os sintomas, informações sobre o diagnóstico, complicações e os fatores de risco para o diabetes. De acordo com os dados mostrados pela médica, o Brasil ocupa a 6° posição mundial em relação ao número de pessoas com diabetes na população, isso evidencia a importância de informar a população sobre os sintomas e cuidados acerca desta doença.
Ao fim, a especialista destacou que, para prevenir o desenvolvimento do diabetes, é necessário manter uma dieta rica em fibras, dar sempre preferência aos alimentos preparados em casa, evitar frituras e manter uma rotina de atividades físicas.
Por IERBB/MPRJ em 14/11/2023