Notícias

IERBB realiza 1º Seminário sobre família acolhedora no município do Rio de Janeiro

O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, no dia 09/11, o “1º Seminário família acolhedora - a experiência do município do Rio de Janeiro: relatos e reflexões”. O evento teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o acolhimento de crianças e adolescentes através do Serviço de Família Acolhedora.

A abertura do evento foi feita pela adolescente acolhida, Gabriele Vitória, que chamou os convidados para a mesa de abertura, composta pela promotora de Justiça Raquel Madruga do Nascimento, subcoordenadora do CAO Infância e Juventude (CAOPJIJN/MPRJ); pelo vice-diretor do IERBB, Alexandre Couto Joppert; pela gerente do Família Acolhedora do Município do Rio de Janeiro, Flavia Medeiros da Silva; pela coordenadora dos serviços de alta complexidade da Subsecretaria de Proteção Social Especial, Marlise Ferreira de Souza: e pelo subsecretário de Proteção Social Especial do Rio de Janeiro, Fábio de Sá Ventura.

A primeira mesa trouxe relatos de famílias acolhedoras das 2º, 5º, 9º e 10ª Coordenadorias de Assistência Social do Rio de Janeiro. Em seguida, a mesa “Reflexões técnicas sobre o acolhimento familiar” discutiu os desafios, os benefícios e como são feitos os procedimentos técnicos do serviço no município. Na ocasião, estiveram presentes a assistente social atuante no Família Acolhedora do município, Kássia Rocha; a assistente social da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso (VIJI), Carla Muniz de Castro Garcia; a psicóloga atuante no Família Acolhedora do Município do Rio, Fernanda Lima e a psicóloga da 1ª VIJI, Erika Piedade da Silva.

À tarde, Flávia Medeiros da Silva conduziu a terceira mesa, com o tema "Acolhimento Familiar como Medida de Proteção e Garantia de Convivência Familiar e Comunitária". Na ocasião, Agnes Mussliner, promotora de Justiça Titular da 9ª Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude da Capital; Ana Angélica Campelo de Albuquerque e Melo, coordenadora geral de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome; Monica Labuto e Sergio Luiz Ribeiro de Souza, Juízes da 3ª e 4ª Vara de Infância, Juventude e Idoso, respectivamente, compartilharam suas experiências com o serviço de acolhimento em Família Acolhedora.

Durante a discussão, destacaram os desafios enfrentados no cenário atual para aprimorar o serviço, abordando a preparação das equipes técnicas e acolhedoras, os fatores que fragilizam a oferta do serviço de acolhimento e a importância da disseminação do programa para outros municípios e estados.

Em seguida, cinco acolhidos em famílias acolhedoras compartilharam suas histórias e relatos, enfatizando a relevância fundamental do serviço na promoção de ambientes familiares estáveis e receptivos. No encerramento, crianças, adolescentes e jovens acolhidos realizaram uma apresentação cultural, evidenciando não apenas seus talentos, mas também a importância do acolhimento na promoção do desenvolvimento integral.

Por IERBB/MPRJ em 09/11/2023

IERBB realiza 1º Seminário sobre família acolhedora no município do Rio de Janeiro


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE